MOSTRA PROJETO GERAÇÃO FUTURA

O projeto é uma iniciativa do Canal Futura voltada para jovens, com ênfase na experimentação audiovisual, na produção de TV e na formação de redes de articulação e comunicação. Através de oficinas de produção audiovisual, de atividades de mobilização social e contato com múltiplas linguagens, são oferecidas aos participantes ferramentas técnicas e conceituais para expressão artística e participação efetiva na sociedade. Por acreditar que a juventude brasileira tem um importante papel quando o assunto é produção de TV, engajamento e ação social, todo semestre o Futura abre suas portas para quinze jovens de todo o Brasil aprenderem como o canal pensa a educação e prepara seus produtos. A partir deste processo começa uma relação de troca, diálogo, aprendizado mútuo e construção de parcerias. Além de conhecer o canal, os participantes recebem workshops de câmera, edição, direção, roteiro, videografismo e produção, ministrados por profissionais do Futura e do mercado de produção de TV. Ao final da oficina, com quatro semanas de duração, cada grupo produz peças televisivas, que são exibidas na grade nacional do Futura.

Programa 2 (45´)
Dia 04/12, às 14h00 – Cineclube Ong Formação;
Dia 05/12, às 11h30 – Cine Praia Grande;
Dia 06/12, às 18h30 – Teatro Alcione Nazareth;
Dia 08/12, às 18h00 – Mercado das Artes.


 

Um Quadro do Brasil – 1’45”
Ficha Técnica: Manuela Nascimento; Priscilla Dantas; Rafael Reinoso e Thiago Macedo

Documentário: Um quadro do que está ruim e o que está mudando para melhor no nosso país.



Retratos da Fé 2’
Ficha Técnica: Jaime Areias; Luis Carlos Koch; Priscilla Monallyzza; Rafael Paixão e Robson de Oliveira

Documentário: O vídeo fala de forma bem humorada sobre os estereótipos religiosos no Brasil.


 

 


 

 

Onde está a arte – 1’45”
Ficha Técnica: Adriana Carneiro; Bruno Web; Josê Macedo e Manaíra Carneiro

Documentário: Enquete sobre as diferentes formas de arte e onde ela está.



InterDitados – 1’45”
Ficha técnica: Adriana Manhães, Aline Pereira, Lenilson Máximo, Paulo Henrique Moraes e Tadeu Lima

Documentário: A interpretação ao pé da letra de ditados populares.


 

 


   

Velhinhos em Ação – 2’
Ficha Técnica: Ana Cláudia da Silva, Anna Carolina Evaristo, Gislaine Souza, Raphael Freire e Vatusi de Paula

Documentário: O vídeo mostra idosos incluídos na sociedade e que estão em plena vitalidade.



Candidato Ideal – 2’
Ficha Técnica: Arthur Senra, Felipe Marinho, Lucas Adão, Raisa Monteiro e Thamirys Fortes

Ficção: O vídeo faz uma paródia de como seria o candidato político perfeito escolhido pela população.


 

 


 

 

Ganhando Dinheiro – 2’
Direção: Carolina Evaristo

Documentário: O dia-a-dia de Giovanne, jovem de 20 anos que se vira para conseguir se sustentar e ajudar a família, é retratado neste vídeo de aproximadamente dois minutos de duração. Hoje ele é dono de uma barraquinha de cachorro quente e tem seu irmão como ajudante.



Família 2’40”
Direção: Michelle Queiroz

Sinopse: Família co-sanguínea ou família escolhida? O que importa é compartilhar os mesmos valores, segundo os depoimentos dos personagens deste vídeo. As relações são explicitadas na casa de uma família composta por pai, mãe e três filhos e de outra composta por irmãos escolhidos, em um apartamento onde moram cinco jovens.


 

 


 

 

Liberou Geral – 2 ’
Direção: Carol Brasil

Ficção: Ninguém é de ninguém? Todo mundo é de todo mundo? Um grupo de amigos se reúne freqüentemente para fazer festinhas em casa, viajar juntos e... namorar, ficar, beijar na boca. Como esses jovens administram essa "amizade colorida"?



Graffitti – 1’30”
Ficha Técnica: Daiane Martins, Priscilla Alves, Rafael Silva, Taís Coelho e Wallace Rocha

Documentário: Você acha que pichação e graffitte são a mesma coisa? Entenda as diferenças entre a arte e o vandalismo.


 


 

2 minutos – 2’
Ficha Técnica: André Campanhol, Felipe Figueiredo, Flora Mangini, Jimy Lage e Natália Dias

Documentário: O que você consegue fazer em dois minutos? Dois minutos é muito tempo ou pouco tempo? Vários profissionais respondem essas questões e concluem que o tempo é relativo.



Humor Sapiens – 2’54”
Direção: Emanuel de Jesus

Documentário: Uma paródia sobre o mau humor e a comparação entre o homem e outros animais.


 

 


   

Meu corpo, minha vitrine – 3’03”
Direção: Vitor Gabriel

Documentário: Você é o que você se veste. Pessoas falam sobre suas preferências de vestuário e sobre seguir a moda.



Arte Jovem – 2’59”
Ficha Técnica: Emanuel de Jesus, Evellyn Pacheco, Gleice Ferreira, João Caldas, Manaíra Carneiro, Priscilla Alves, Tainara Ferreira, Thiago Macedo, Vanessa Alves, Vitor Gabriel e Wellington Rabelo

Documentário: O curta mostra jovens trabalhando na produção do próprio filme e em outras formas de arte.


 

 


 

 

Ao Ponto Shop – 2’48”
Direção: Robson de Oliveira

Ficção: Você é ciumento? O Ao Ponto Shop tem um kit especialmente desenvolvido para você.



Namoro 2’50”
Direção: Ângela Nobre

Ficção: Confusões em família acontecem em qualquer época.


 

 


 

 

Ser Brasileiro (Futebol) – 1’45”
Ficha Técnica: Vanessa Alves, Wellington Rabelo e Gleice Ferreira

Documentário: Em época de copa do mundo o Brasil volta seus olhos e corações para o futebol. Será?



O que é normal? – 3’
Ficha Técnica: Cau Vieira, Gabriela Umbelino, Pedro Ramos, Raissa Campos, Rodrigo Curi, Thayane Guedes

Documentário: O que é normalidade? De onde as pessoas tiram o "seu" normal? O Geração Futura conversou com um terapeuta, com um físico e com pessoas na rua.


 


 

Primeiras Vezes – 2’
Ficha Técnica: Belão Andrade, Julia Guedes, Renan dos Santos, William Kunz e Wilton Mercês

Documentário: "A primeira vez a gente nunca esquece". Mas esse chavão não serve apenas para falar de sexo. O primeiro filho, a primeira escola, a primeira vez em um palco... Todas são inesquecíveis.



Morro da Urca – 2’
Ficha Técnica: Dago Schelin, David William, Ederson Machado, João Caldas e Marcelo Antônio

Documentário: O Morro da Urca é um coadjuvante importante na paisagem do Rio de Janeiro, fazendo parte do trajeto do Bondinho do Pão de Açúcar. O vídeo fala um pouco da história do morro e do bairro que o cerca.