Mostra

Essa É Minha Cultura 2


Ao mergulhar na cultura maranhense, através de um intenso e intensivo processo de aprendizado, 25 jovens da periferia de São Luís e da baixada fecharam um importante ciclo. Tudo começou durante a oficina de produção audiovisual do projeto Maranhão na Tela, culminando na realização de mais uma edição da série “Essa é Minha Cultura”, composta por dez mini-documentários que valorizam e resgatam personagens de grande relevância em diversos segmentos da cultura maranhense.


Além do rico processo de capacitação, produção e imersão na cultura local, a série “Essa é Minha Cultura” também resulta na conclusão de outra etapa fundamental para o fomento à produção local: a difusão. Através da exibição dos vídeos - que abrirão as sessões do festival, além de serem exibidos em rede aberta e fechada de televisão, através do Canal Futura e da TV Brasil - é possível difundir o trabalho desses jovens para milhões de pessoas, bem com a disseminar a rica cultura maranhense pelo Brasil. É o Maranhão na tela de fato, ultrapassando as fronteiras do estado numa das mais importantes ações do projeto!


SESSÕES: Os vídeos da série “Essa é Minha Cultura 2” serão exibidos na abertura de todas as sessões do festival (vide programação detalhada).



Programação Detalhada


Murilo Santos - 2'

Sinopse:

Mini-documentário sobre o maior cineasta maranhense.

Realizadores:

Dayana Roberta, Denis da Conceição Monteiro, Rafael Moreira, Thales Valentim, Glaucy Silvia de Assunção.




Dona Terezinha Rêgo – 2’

Sinopse:

Mini-documentário sobre a fitoterapeuta internacionalmente reconhecida.

Realizadores:

Denis da Conceição Monteiro, Rafael Moreira, Thales Valentim e Glaucy Silvia de Assunção.




Marlene Barros – 2’

Sinopse:

Mini-documentário sobre a escultora e artista plástica que utiliza pó de mármore como matéria-prima.

Realizadores:

Denise Serra, Jaciane Pestana Costa, Redison Pereira, Carlos Rafael Pimenta, Wandernilton Rodrigues da Silva e Adeliane Pereira.




Mestre Apolônio – 2’

Sinopse:

Mini-documentário sobre o amo e dono do Bumba-meu-boi da Liberdade – Sotaque de Pindaré-Baixada.

Realizadores:

Luís Paulo Sousa de Oliveira, Luís Fernando Sousa de Oliveira, Liberalino Portela Lisboa, Gilnaldo Teixeira da Silva, Maria Eliane da Silva e Jeanderson Nascimento Alves, Anderson Thales.




Pai Euclides – 2’

Sinopse:

Mini-documentário sobre o babalaorixá da Casa Fanti-Ashanti.

Realizadores:

Ana Cleude Conceição Ramos, Dayana Roberta, Isabel Silva de Jesus, Silas Leoni Fonsenca.




Seu Larentino – 2’

Sinopse:

Mini-documentário sobre o cantador do Lelê (Péla) de São Simão, Rosário- Maranhão.

Realizadores:

Ana Cleude Conceição Ramos, Dayane França da Silva, Isabel Silva de Jesus, Silas Leoni Fonsenca e Jorge Coelho Souza.




Rosa Reis – 2’

Sinopse:

Mini-documentário sobre as raízes populares da cantora e seu trabalho no Laborarte ao lado de Nelson Britto.

Realizadores:

Denise Serra, Jaciane Pestana Costa, Redison Pereira, Carlos Rafael Pimenta, Wandernilton Rodrigues da Silva e Adeliane Pereira.




Dona Zelinda Lima – 2’

Sinopse:

Mini-documentário sobre a pesquisadora, folclorista e especialista em cultura popular maranhense.

Realizadores:

Denise Serra, Ulisses Fernando, Luis Paulo, Helaine Rodrigues dos Santos, Jorge Coelho Souza.




Gilson das Ervas – 2’

Sinopse:

Mini-documentário sobre o fitoterapeuta e seu trabalho junto às comunidades.

Realizadores:

Luís Paulo Sousa de Oliveira, Luís Fernando Sousa de Oliveira, Liberalino Portela Lisboa, Gilnaldo Teixeira da Silva, Maria Eliane e Jeanderson.




Seu Tonico dos Santos – 2’

Sinopse:

Mini-documentário sobre o farmacêutico que fabrica catuaba e pimentas.

Realizadores:

Denise Serra, Luis Paulo Sousa, Helaine Rodrigues dos Santos, Jorge Coelho Souza.