MARANHÃO NA TELA LAB - PLAYERS

PLAYERS
Al Danusio

Ator e roteirista

Ator e roteirista maranhense, já atuou no mercado das cidades de Miami, Nova York e Los Angeles. Em seus 15 anos de carreira, estão novelas como "La Casa de al Lado" e "Corazon Valiente"(NBC-Telemundo), mais de 60 obras de teatro pelo Brasil e Estados Unidos, além de filmes e comerciais. Diretor e roteirista do curta metragem "Aquarela", vencedor de dois prêmios no Festival de Gramado em 2018.

 

 

Alexandre Juruena

Diretor do Festival Anim!Arte, curador e professor de animação

 

Diretor do Anim!Arte - Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil e curador de festivais de cinema e animação, nacionais e internacionais. Mestre em Estudos Contemporâneos da Arte, pela Universidade Federal Fluminense (UFF- RJ); pós-graduado em Mídia e Educação e graduado em Design, pela PUC-RJ. É diretor de filmes, curtas e videoclipes, como o premiado “Sai da Lama, Jacaré” e do videoclipe “Súplica Cearense”, na voz da banda O Rappa. Foi o animador convidado para uma masterclass na VGIK, a mais antiga universidade de cinema do mundo, em Moscou, Rússia.

 

Angélica Coutinho

Superintendente de Desenvolvimento Econômico da ANCINE

Superintendente de Desenvolvimento Econômico na Agência Nacional do Cinema (Ancine), onde ingressou por concurso público em 2011. Jornalista, tem mestrado e doutorado em Literatura com pesquisa sobre a estrutura narrativa da ficção no cinema e na TV. Dirigiu cursos universitários de jornalismo e cinema e criou um dos primeiros cursos de pós-graduação em roteiro no Brasil, atualmente na Faculdade Hélio Alonso/RJ, onde também coordena o MBA em Produção Audiovisual. Trabalhou por 26 anos em televisão como repórter, editora e roteirista.

 

Amanda Soares

Projetos e Conteúdos CANAL BRASIL

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente integra a equipe de Projetos e Conteúdo do Canal Brasil, responsável por curadoria, pesquisa, análise e negociação do conteúdo a ser coproduzido. Também já atuou com edição e montagem de chamadas para televisão. No cinema, tem experiência nas áreas de direção de arte, produção e montagem de curtas-metragens.

 

Barbara Sturm

Diretora de Conteúdo da distribuidora Elo Company

Formada em cinema, participou dos programas internacionais de especialização em distribuição CICAE Training, do Festival de Veneza e Berlinale Talent Campus, do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Como diretora da distribuidora de arte Pandora Filmes, durante quatro anos foi responsável pela aquisição e estratégia de lançamento no Brasil de 34 filmes brasileiros e internacionais – entre eles Que horas ela volta?, de Anna Muyalert, que teve 500 mil espectadores no Brasil. No início de 2017, assumiu como diretora de conteúdo e agente de vendas internacionais na distribuidora.

 

Bianca Lenti

Sócia e diretora de Criação da Giros

Bianca iniciou sua carreira há 15 anos como roteirista de séries para TV e longas documentais. Seu currículo acumula produções para o Canal Futura, GNT, TV Brasil, Globo News, History Channel e Canal Brasil, entre outros, bem como os roteiros dos premiados longas documentais Amazônia Eterna e Menino 23. Atualmente dirige seu primeiro longa documental para a HBO e assina a Produção Criativa / Redação Final das séries de dramaturgia da Giros – Baile de Máscaras, Queimamufa e Revolta dos Malês -, bem como a direção artística de produções para os canais Curta!, Cinebrasil TV e Arte 1.

 

Carlos Henrique Santos

Coordenação de Formação Audiovisual do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv/SAv/MinC)

Servidor do Ministério da Cultura (MinC), atua na Coordenação de Formação Audiovisual como responsável pelas oficinas, cursos, workshops e capacitações oferecidos pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv/SAv/MinC). Além de membro da comissão do edital de formação gerido pelo CTAv em conjunto com a SAv e ANCINE.

 

Carol Benjamin

Sócia-fundadora da Daza Filmes, documentarista, roteirista e produtora

Sócia-fundadora da Daza Filmes, Carol Benjamin é documentarista, roteirista e produtora. Atualmente se prepara para lançar o longa documental as mil mulheres, em codireção com rita toledo, enquanto finaliza seu longa Fico te devendo uma carta sobre o Brasil [em pós-produção]. É roteirista e produtora do longa-metragem Divinas Divas, de Leandra Leal, e do documentário híbrido Capoeira, um passo a dois. É codiretora do curta-metragem Aquele abraço, de Jorge Furtado.

 

Célio Cavalcante Filho

Sócio-diretor e roteirista Amora Filmes

Tem formação em direção pelo The Mel Hoppenheim School of Cinema, Faculty of Fine Arts, Concordia University (2002), e assistente de direção pela McGill University (2003). Na TV, acaba de lançar a obra "Brasileiros S/A" (CineBrasil TV), na qual assina a direção e o roteiro, e está em finalização da série que também dirigiu, "Mad Scientists - Cientistas que ninguém quis ouvir" (EBC), em coprodução com a Castanha Filmes, ambos contemplados pelas Chamadas Públicas do BRDE/FSA. É sócio da empresa Amora Filmes, produtora audiovisual amapaense, que vem despontando no norte do país.

 

Cláudio Lins de Vasconcelos

Sócio-diretor de Lins de Vasconcelos Advogados

Advogado autoralista, sócio da Lins de Vasconcelos Advogados. É doutor pela UERJ e mestre pela Universidade de Notre Dame. Entre outras posições, foi secretário nacional de Economia da Cultura do Ministério da Cultura, consultor do Banco Mundial, assessor adjunto de assuntos internacionais do Ministério da Justiça e gerente jurídico da Fundação Roberto Marinho. É professor da pós-graduação em Direito da Propriedade Intelectual da PUC-Rio, autor de diversos trabalhos e do livro “Mídia e Propriedade Intelectual: A Crônica de um Modelo em Transformação”, atualmente na segunda edição.

 

Chico Ribeiro

Sócio-diretor da REC Produtores

É formado em Artes Cênicas na Universidade Federal de Pernambuco. Iniciou sua carreira em 1985 como ator e produtor de teatro no Recife. Em 1990, começou a produzir e dirigir filmes publicitários, fundando a REC Produtores Associados em 1998 com os sócios João Junior e Ofir Figueiredo. Produtora de conteúdo audiovisual voltada para diversas mídias, entre elas cinema e televisão, a REC produziu os longas-metragens “O Homem das Multidões”, “Tatuagem e Cinema”, “Aspirinas e Urubus”. De 2014 a 2016 exerceu o cargo de representante estadual da BRAVI em Pernambuco. É conselheiro federal da BRAVI.

 

Daniel Oda

VP de Novos Negócios e Operações da empresa australiana de VoD TV2U

Vice-presidente de Estratégia, Negócios e Operações da TV2U Brasil, empresa proprietária de uma plataforma streaming, com serviços VoD e canais lineares em países como Africa do Sul, Indonésia, entre outros. Profissional com ampla vivência em desenvolvimento de negócios no setor de telecomunicação e tecnologia. Foi responsável pela abertura e operação de filiais em Hong Kong, Lisboa, Tóquio e São Paulo. Psicólogo com MBA em Gestão Estratégica na FEA- USP e em fase de conclusão do MBA em IoT na Poli-USP.

 

Edison Viana

Executivo de Desenvolvimento de Negócios Moonshot Pictures

Atua na área de desenvolvimento criativo e de negócios do setor audiovisual e em projetos de mídia e entretenimento há vinte anos. Em 2017, passou a integrar a equipe da Moonshot. Após iniciar carreira executiva na indústria da música, em 2005 passou a orientar produtores e investidores do audiovisual na estruturação de financiamento e parcerias. No setor público, foi consultor de investimentos do Funcine Rio 1, responsável por investimentos da RioFilme na produção de filmes e séries, e também por patrocínios e ativações em festivais e em eventos de mercado.

 

Fernando Dias

Sócio-diretor Grifa Filmes

Com formação em Jornalismo, é sócio-fundador da empresa Grifa Cinematográfica. Tem em seu currículo mais de 30 filmes, documentários, séries e programas de televisão, sendo um dos pioneiros em coproduções com o mercado internacional. Foi sócio da produtora Mixer durante cinco anos, onde implantou a área internacional de documentários e projetos incentivados. Foi vice-presidente da BRAVI por quatro anos e presidente por outros quatro, quando desenvolveu o primeiro projeto de exportação de serviços audiovisual brasileiro em parceria com Apex-Brasil, Sebrae e MinC.

 

Flávia Lima

Coordenadora Artística e de Conteúdo do GNT

Jornalista com vinte anos de carreira no audiovisual. Durante esse período, trabalhou em empresas como TV Globo, Canal Futura e em produtoras independentes. Atualmente é coordenadora de conteúdo do Canal GNT.

 

 
Fred Vannucci

Coordenador Artístico e de Conteúdo do GNT | VIVA | Mais Globosat

Graduado em Jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro, Fred já passou pelos canais Universal Channel, Canal Brasil, Rede Telecine e, por último, pelo Canal Multishow, onde permaneceu por nove anos, entre as áreas de Conteúdo e Conteúdo Musical. Há dois anos nos canais GNT/VIVA/MaisGlobosat, onde exerce o cargo de coordenador Artístico e de Conteúdo, é responsável por um dos núcleos da produção nacional, além de supervisionar a produção de artes gráficas para programas dos três canais.

 

Gabriel Pires

Diretor da Arco Audiovisual e coordenador-geral da NordesteLab

Formado em Comunicação com Habilitação em Produção em Comunicação e Cultura. Trabalhou no Escritório de Projetos do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB. Atualmente trabalha na Malagueta Filmes, como produtor-executivo. Sócio do Laboratório Audiovisual, que vem realizando o NordesteLAB, mercado audiovisual, desde 2015 na cidade de Salvador. Este ano, o Laboratório Audiovisual iniciou seu processo como distribuidor sob o nome de Arco Audiovisual.

 

Gilberto Toscano

Sócio advogado do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Cesnik

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Direito do Entretenimento pela Escola Superior de Direito da OAB/SP, Gilberto Toscano é sócio do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados, onde atuou como head da área audiovisual. Também foi responsável pelo departamento comercial e jurídico da O2 Filmes. Toscano presta assessoria para programadoras, emissoras de TV, produtoras, distribuidoras, plataformas digitais e outros agentes do mercado do entretenimento. É vice-presidente da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da OAB/RJ.

 

Gustavo Horta

Diretor de Criatividade e Tecnologia da Playbor

Designer gráfico (Universidade Fumec) e técnico em Informática Gerencial (Colégio Cotemig). Atuou como designer gráfico em uma agência onde trabalhava em diversos segmentos do design. Participante e vencedor da segunda edição do Programa Lemonade, maior programa de pré-aceleração de startups do País. Participa da organização de eventos de negócios voltados para o segmento de games no Estado de Minas Gerais. Mais de três anos de experiência como diretor criativo na Playbor, atuando na criação e execução das demandas tecnológicas e criativas de programas de pré-aceleração de games.

 

Jal Guerreiro

Diretora de Expansão e Relacionamento com o Mercado do grupo Box Brazil

Relacionamento com Mercado Audiovisual e Operadoras de PayTv. Publicitária especialista em Atendimento, relacionamento com Mercado Audiovisual, Post-Production e Novos Negócios. Já atuou na Casablanca Content, GloCast Brazil-France Telecom, Link Digital, Casablanca Agencia Compact e Teddy Bear Filmes.

 

Julia Priolli

Gerente de Conteúdo Original canal FOX

Roteirista de televisão com especialização em Columbia University, Julia é gerente de Conteúdo Original no Canal FOX, responsável pela supervisão de roteiro das séries Impuros, Um Contra Todos e #Me Chama de Bruna. Como roteirista, trabalhou  nas produtoras o2, Bossa Nova e Primo Filmes e escreveu roteiros das séries Lili a Ex, Tempero Secreto, De Perto Ninguém é Normal, para o canal GNT, Amigo de Aluguel, para o Canal Universal, e a animação infantil Bobolândia/Monstrolândia para TV Cultura. Julia também atua como consultora de roteiro e professora, lecionando na Roteiraria e no Centro Cultural Barco.

 

Juliana Ferreira

Coord. de Serviços do Dep. de Originação Nordeste do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)

Mestre em Negócios Internacionais pela GFV/EBAPE, possui também especialização em Economia- Desenvolvimento Econômico, pela UFRJ, e em Comércio Exterior pela UFRPE. É graduada em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco.  Antes de ingressar no BNDES, em 2004, trabalhou no Banco do Brasil, dentre outras experiências profissionais. Atualmente exerce a função de coordenadora de Serviços no Departamento de Originação Nordeste do BNDES.

 

Leonardo Edde

Presidente SICAV (Sindicato da Indústria Audiovisual) e sócio-fundador da Urca Filmes

Produtor e diretor, pós-graduado em Management (IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio), Produção Executiva de Cinema e TV (ESPM), e Direito do Entretenimento (cursando na Escola da AGU). Após produzir uma série de documentários sobre diversas expedições pelo mundo, cobrindo vastas regiões da América do Sul e África, seu filme "Em Busca dos Dinossauros" guiou o caminho para Leonardo criar a Urca Filmes, produtora onde é sócio e produtor criativo há mais de 15 anos. É presidente do SICAV – Sindicato da Indústria do Audiovisual.

 

Leonardo Menezes

Roteirista, curador, gerente de Conteúdo do Museu do Amanhã e sócio da Guaraná Conteúdo

Roteirista, curador, doutor em Comunicação pela UFF e sócio da Guaraná Conteúdo, produtora de conteúdo com foco em roteiros e projetos para TV, museus e internet. Escreveu roteiros para Rede Globo, Canal Futura, Globo Internacional, Globo News, TV Brasil, TV Cultura, Universal Channel e criou conteúdos para Museu do Amanhã, Fundação Roberto Marinho, MEC, IETV, stand do Governo do Estado do Rio de Janeiro na Rio+20 e no Rock in Rio, Museu de Arte do Rio, Planetário do Rio, eventos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Museu da Língua Portuguesa, entre outros.

 

Luciana Adão de Paula Andrade Richard

Coord. de Patrocínios Culturais Incentivados no Oi Futuro

Produtora cultural graduada pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Gestão da Cultura e Gerenciamento de Projetos – metodologia PMI. Atua na formulação de parcerias estratégicas e políticas culturais, gestão de equipamentos culturais e desenvolvimento institucional de programas de fomento à cultura. Foi coordenadora de Equipamentos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro e também substituta direta da subsecretária de Cultura e participou da formulação dos programas de fomento à cultura da SMC. Atualmente é coordenadora do Programa de Patrocínios Culturais Incentivados do Oi Futuro.

 

Marcos Pieri

Diretor de Conteúdo da Raccord Produções

Marcos trabalha na Raccord Produções desde 2014. Dentro da produtora, atua em diferentes funções que acabam atingindo as mais diversas áreas da produção audiovisual. Ao lado de Clélia Bessa e Rosane Svartman, Marcos participou desde o desenvolvimento na produção executiva de grandes projetos como as séries A Dona da Banca (2019 | CineBrasil TV | dirigido por Marton Olympio), Série C (2017 | TV Brasil | dirigido por Samir Abujamra), entre outros. Participa desde 2014 dos principais mercados nacionais e internacionais da área, como o Marché Du Film, em Cannes; Ventana Sur, em Bueno Aires; e Rio Content Market e Rio Market, ambos no Rio.

 

Maria Rita Nepomuceno

Curadora de Conteúdo CINEBRASiLTV | CINEBRASiL JÁ

Cineasta formada pela UFF, com mestrado em Multimeios pela Unicamp, onde especializou-se no cinema de Pasolini com financiamento da FAPESP. Estudou dois anos na Itália, pesquisando nos arquivos Pasolini da Cinemateca de Bolonha e publicando artigos e traduções. Trabalhou na curadoria de festivais de cinema (FBCU e CURTA CINEMA) e na produção e direção de seus dois filmes autorais: O dia de Salma, 2010 (curta ficcional) e Joel e Gianni, 2015 (média documental). Desde 2015, trabalha como curadora de conteúdo do Canal CineBrasil TV, onde responde pela programação, contratação de projetos e licenciamentos.

 

Mavi Simão

Diretora da Mil Ciclos e Festival Maranhão na Tela

Mavi é bacharel em cinema, produtora, roteirista e diretora. Com 25 anos de carreira, já criou, dirigiu, liderou e apresentou dezenas de programas de TV, no Maranhão, e como coordenadora de Núcleo de Criação no Canal Futura (RJ). Fundou a Mil Ciclos Filmes em 2006, direcionando seu foco exclusivamente para o cinema. Idealizadora e diretora do Festival Maranhão na Tela, já produziu 56 curtas-metragens e está finalizando Terminal Praia Grande, seu primeiro longa-metragem.

 

Silvia Cruz

Sócia-fundadora da Vitrine Filmes

 

Fundadora da Vitrine Filmes, empresa dedica à distribuição de filmes, sobretudo brasileiros. Fundada em 2010, a empresa já possui mais de 130 títulos de longa-metragem em seu catálogo e tem mais de 50 títulos já fechados para os próximos três anos. É também presidente da ANDAI (Associação Nacional dos Distribuidores do Audiovisual Independente), associação que fundou em 2017. Formada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM, antes de fundar a Vitrine filmes passou por empresas como Pandora Filmes, Europa Filmes, pela produtora Coração da Selva e pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

 

Vânia Lima

Diretora de Conteúdo do Grupo Lima/Têm Dendê, diretora do CONNE e representante estadual da BRAVI

Diretora graduada pela Universidade Federal da Bahia. Em sua trajetória no audiovisual, apresenta a cultura e identidade da região Nordeste, através de um novo olhar. Em 2011, criou sua primeira grande experiência no audiovisual, com o programa Bahia de Todos os Cantos, que tem o objetivo de mostrar a Bahia para os baianos através de um olhar global. Destaque como case de sucesso de conteúdos regionais no RioContentMarket de 2015. Em 2018, apresenta novo case no mercado audiovisual de produção independente, ao criar produtos que tenham conteúdo qualificado e atendam a audiência. É representante estadual da BRAVI na Bahia.

 

Victor Lopes

Diretor, roteirista e produtor de Cinema e TV, e sócio-fundador da Faro Formatos

Victor Lopes dirigiu o curta-metragem "Bala Perdida" e os longas "Língua", "Eliezer Batista", "As Aventuras de Agamenon, O Repórter", "Serra Pelada, A lenda da Montanha de Ouro" e "Betinho, A Esperança Equilibrista". Na televisão, dirigiu séries e programas para Canal Plus, History Channel, Arte-France, GNT, Multishow, Futura e Rede Globo. É professor e consultor na área de Desenvolvimento de Projetos e Pitching. Lecionou na FGV e PUC e participa da formatação e venda de produções audiovisuais para cinema, televisão e internet em diversos festivais e mercados, como o RioContentMarket, FRAPA e NetLab, entre outros. Em 2015 fundou a Faro Formatos, produtora de conteúdo e propriedade intelectual para o mercado audiovisual.