Maratona de capacitação 

Cursos gratuitos

 Debate 

Master class de direção
com Ruy Guerra

Dia 24.01 às 14h

 Cine Praia Grande 

 

Neste encontro com um dos grandes nomes do cinema brasileiro, serão abordadas questões sobre cinema e outras artes, a partir de tópicos como a composição plástica e suas potencialidades; a perspectiva como forma simbólica e sua técnica aplicada, as linhas estilísticas e as grandes correntes da dramaturgia e consequências opcionais.

Ruy Guerra é cineasta, poeta, dramaturgo e professor. Estudou no Institut des hautes études cinématographiques (IDHEC) de Paris a partir de 1952. Até 1958, atuou como assistente de direção, antes de se instalar no Brasil, onde dirigiu seu primeiro filme, Os Cafajestes (1962). Ingressando nas fileiras do Cinema Novo, em 1964 realizou o antológico filme, Os Fuzis, ao qual se seguiram obras notáveis como Tendres chasseurs (1969) e Os Deuses e os Mortos (1970). A situação política brasileira durante a ditadura militar impôs-lhe uma pausa que terminaria em 1976 com A Queda. Além do cinema, Ruy Guerra, dirige e escreve peças teatrais e colabora como letrista junto a grandes nomes da MPB e, entre 94 e 98 assinou uma crônica semanal no jornal O Estado de São Paulo.

Atenção: a ficha deve ser preenchida e enviada para producao@maranhaonatela.com.br

 Curso 

Direção de arte
com Fabiana Egrejas

Dias 25 e 26.01 das 10h às 18h

 Cine Praia Grande 

 

O curso pretende oferecer a experiência da leitura e decupagem de um roteiro, sob o ponto de vista do departamento de arte. Através desta leitura os alunos poderão compreender as fases do processo de direção de arte de um filme. A dinâmica de execução de cenários e montagem de sets e as soluções de pós produção. Depois da leitura, o filme pronto apresentará na prática tudo o que foi apontado no texto, conferindo o trabalho na teoria e seu resultado.

Fabiana Egrejas é diretora de arte e roteirista. Com formação em design gráfico, divide seu tempo entre o audiovisual e as ilustrações. No cinema, assina os filmes: Meu Passado Me Condena; De Pernas Pro Ar 2; Dia Dos Namorados; Desenrola e Totalmente Inocentes. Além de direção de arte, faz animações, entre elas a abertura dos filmes: Como Ser Solteiro e Mais uma Vez Amor. Na TV também fez a direção de arte de vários programas para o Multishow, GNT e Canal Futura. Atualmente está em pré-produção da série Assunto de Família, dirigida por Sérgio Rezende para o GNT.

Atenção: a ficha deve ser preenchida e enviada para producao@maranhaonatela.com.br

 Curso 

Direção de ator
com Marcelo Augusto

De 27 a 31/01 das 14h30 às 18h

 Sala Multimídia 

 

Neste curso serão abordadas as estratégias de interpretação do ator no cinema, apontando caminhos mais ricos e seguros para criação da personagem, através da análise da dramaturgia e da imagem a partir dos atores. Também serão apresentadas ferramentas conceituais do método de Constantin Stanislavsk e a relação do diretor com o ensaio a partir da dramaturgia, da produção, das necessidades criativas do elenco e da linguagem audiovisual. Questões relativas a organização e estruturação de testes de elenco para cinema também serão apresentadas.

Marcelo Augusto é Cineasta, Artista Plástico, Pesquisador e Professor. Doutor em Semiologia em Ciência da Literatura pela UFRJ, Mestre em Teoria da Arte e Bacharel em Cinema pela UFF. Autor de ensaios e artigos, diretor de Teatro, Ópera e TV e membro pesquisador de Estéticas de Fim-de-Século, CNPQ. Dirigiu vários espetáculos teatrais como Orfeu e Fábula em Música, de Claudio Monteverdi. Dirigiu o curta-metragem Morte por Água, 1993, premiado em montagem no Festival de Brasília, 1993, e menção honrosa em Fotografia na Jornada de Cinema na Bahia. Diretor assistente de Zelito Viana em Rio Tecnologia, TVE, 2005/2006. Diretor do programa Curta Estacio 2005/2006.

Atenção: a ficha deve ser preenchida e enviada para producao@maranhaonatela.com.br

 Curso 

Figurino
com Marcelo Augusto

Dias 27 e 28.01 das 10h às 13h

 Sala Multimídia (Odylo) 

 

Serão tratadas no curso questões relativas ao trabalho da equipe de figurino ao lado da criação visual do diretor e da composição da personagem. O curso também abordará o diálogo do figurino dentro da direção de arte e da continuidade no cinema. A conceituação de figurino a partir da dramaturgia da personagem, a elaboração de desenho e as tarefas das equipes de figurino, contando ainda com a elaboração de projetos de figurino.figurino.

 Curso 

Dramaturgia
com Marcelo Augusto

De 27 a 31.01 das 18h30 as 21h30

 Sala Multimídia (Odylo) 

 

O curso de dramaturgia apresentará aspectos teóricos e práticos da construção de roteiros cinematográficos e do processo de criação de encenação fílmica. A construção da narração por imagens e encenação e as diferentes formas de abordagem da composição narrativa audiovisual e o desenvolvimento de estratégias de criação em roteiro e encenação.

Atenção: a ficha deve ser preenchida e enviada para producao@maranhaonatela.com.br

 Curso 

Desenvolvimento de projetos
com Leonardo Menezes

Dia 24.01 das 14h30 às 18h

Dias 25 e 26.01 das 10h às 18h

 Sala Multimídia (Odylo) 

 

Neste curso será analisado todo o processo de criação de projetos audiovisuais, desde a idéia inicial até sua finalização e comercialização. O que é essencial durante a concepção de um programa de TV ou filme? Como documentar insights e um panorama detalhado dos diferentes elementos artísticos e técnicos envolvidos nas diversas etapas de construção do projeto, evidenciando novos modelos de negócio.

Leonardo Menezes é roteirista, doutorando em Comunicação e Estudos de Mídia pela UFF e sócio da Guaraná Conteúdo, produtora de conteúdo especializada em roteiros e projetos para TV, museus e web. É coordenador de Conteúdo para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Foi premiado com o Promax 2009 (EUA) e com o Caracol de Plata 2009 (México) pela criação da campanha Nós Podemos para a ONU, além de ter recebido dois Prix Jeunesse Iberoamericano 2005. No Futura, atuou por seis anos na criação de programas/projetos no Núcleo de Conteúdo e por dois anos coordenou o Núcleo Internacional. Sua pesquisa acadêmica é centrada em narrativas transmidiáticas, mídia participativa, edutainment, memória e patrimônio cultural.

 

Atenção: a ficha deve ser preenchida e enviada para producao@maranhaonatela.com.br

 Curso 

Desenvolvimento de personagens
com Zen Salles

De 29 a 31.01 das 10h as 14h

 Sala Multimídia (Odylo) 

 

Neste curso de roteiro com foco no desenvolvimento da personagem, essa importante construção será amplamente analisada. De Aristóteles até os nossos dias: a arte de contar uma boa história. As diferenças entre a personagem teatral

e a personagem cinematográfica. Entre outros aspectos como personagem e desejo; protagonismo, antagonismo e conflito; protagonista e objetivo; os doze passos para A Jornada do Herói. Além de alguns exemplos no cinema e nas séries televisiva. 

Zen Salles é jornalista e dramaturgo. Foi aluno do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council. Com “Pororoca”, recebeu indicação na categoria de Melhor Dramaturgo de 2010 pela Cooperativa Paulista de Teatro. Também é autor das peças “Agridoce", "Jet Lag”, “On $ALE” e “Bílis. Escreveu “1, 26”, peça protagonizada pela atriz Bárbara Bruno e “Siameses”, que fez parte do projeto Letras em Cena, realizado no Masp em 2010. Em 2013 escreve a peça “Genet, o Poeta Ladrão”, com direção de Sérgio Ferrara, em cartaz com grande sucesso no Sesc Consolação. Fez parte da equipe de roteiristas da primeira temporada versão brasileira da série “Sessão de Terapia”, no GNT com direção do Selton Mello.

Atenção: a ficha deve ser preenchida e enviada para producao@maranhaonatela.com.br

 Curso 

Direção
com Rosane Svartam

Dias 25 e 26.01 das 18h30 às 21h30

 Sala Multimídia (Odylo) 

 

O curso pretende fazer uma introdução à linguagem cinematográfica em suas principais características. Aspectos práticos da técnica, tais como câmera objetiva, subjetiva e movimentos de câmera também serão apresentados. O curso ainda contará com o desenvolvimento e discussão de um projeto prático de direção. 

Rosane Svartam é roteirista e diretora. Graduada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dirigiu e roteirizou os filmes “Como Ser Solteiro” e “Desenrola” e dirigiu “Mais Uma Vez Amor” e “Tainá 3”. Dirigiu e escreveu diversos curta metragens em 35mm tais como “Anjos Urbanos”, “O Cabeça de Copacabana”, entre outros. Escreveu as peças “Anjos Urbanos”, “O pacto das 3 Senhoras” e “Mais uma vez amor”, todas encenadas, além de dirigir a adaptação de “Eu te amo”, de Arnaldo Jabor para o teatro. Fundou em 1996 e é professora/conselheira do Núcleo de Cinema do Grupo Nós do Morro, na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro. Escreveu para a TV Globo a temporada de Malhação 2012/13 e está em fase de desenvolvimento do longa-metragem “Pluft, o fantasminha”, baseado na peça homônima.

Atenção: a ficha deve ser preenchida e enviada para producao@maranhaonatela.com.br

 Curso 

Trilha para cinema
com Fernando Moura

De 29 a 31.01 das 14h às 17h30

 Cine Praia Grande  

 

Voltado para músicos, neste curso serão vistas questões relativas a importância da trilha sonora e de seus recursos no contexto de um filme, programa de TV ou multimídia. As atribuições da trilha sonora para uma peça visual e suas possibilidades no mercado de trabalho profissional.

Fernando Moura é musico, arranjador e produtor. Começou a aprender piano no Conservatório Brasileiro de Música, com 4 anos de idade. Estudou improvisação de jazz com a pianista americana Joanne Brackeen em Nova York durante os anos 80 e voltou ao Brasil para tocar, gravar e produzir para muitos cantores e compositores brasileiros como Marisa Monte, Elba Ramalho, Moraes Moreira e também estrangeiros que visitaram o Brasil como Steve Hackett, Georges Moustaki, George Martin e Chuck Berry. Trabalha com criação musical para longas e curtas metragens, programas de TV, vinhetas e comerciais, vídeos institucionais e documentários distribuídos por todo o mundo, incluindo EUA, Europa e Japão. Atua no Japão desde 1998, principalmente com o cantor japonês Kazufumi Miyazawa, mas também com muitos outros artistas locais em J pop, trilhas sonoras, latin jazz e até mesmo artistas de vanguarda.

Atenção: a ficha deve ser preenchida e enviada para producao@maranhaonatela.com.br

João Miguel tem 34 anos de carreira e é tido hoje como um dos atores mais interessantes do país. Faz teatro desde os 9 anos e, ainda durante sua formação, deu aula para atores e crianças, em circos, escolas e espaços alternativos. Fez o Palhaço Magal por 10 anos e com "Bispo", espetáculo teatral 100% autoral, baseado em Artur Bispo do Rosário, abriu portas para "Cinema, Aspirinas e Urubus" (filme de Marcelo Gomes), dando início a sua trajetória cinematográfica. Com 22 filmes no currículo, realiza um trabalho que nasceu de uma base autoral, mas que também dialoga com o cinema comercial e a TV aberta.

 Curso 

Por trás da cena
Com João Miguel e Cristina Moura

Dias 25 e 26, das 14h às 18h

 Teatro Alcione Nazareth  

 

Por trás da cena é um curso voltado para atores e não atores e que propõe uma discussão prática sobre os diversos aspectos que regem o processo criativo. Nele serão trabalhadas algumas questões sobre a presença, os impulsos e o trabalho físico do ator, baseado em treinamentos, caminhos de memória, princípios do trabalho de healing (criado por Isis Pristed) e a junção de todos esses princípios, ligados também a experiência de João Miguel nas linguagens do teatro (como base) e do cinema.

Atenção: a ficha deve ser preenchida e enviada para producao@maranhaonatela.com.br

Cristina Moura é diretora de teatro e dança contemporânea, além de coreógrafa e intérprete.

Na Europa integrou o Les Ballets C de La B, entre outras Cias. No Brasil dirigiu “A mulher que matou os peixes… e outros bichos”, premiada peça de teatro, baseada em textos de Clarice Lispector, "O menino que vendia palavras", baseada em Ignácio de Loyola Brandão, "Philodendrus, uma conferencia imaginária", espetáculo de teatro dança para 6 atores onde também atuou e co-dirigiu "Nós de borboletas", em parceria com Emilio de Mello. Com Enrique Diaz foi colaboradora em "Ensaio.Hamlet" e "Gaivota" e co-dirigiu "OTRO", além de também atuar como colaboradora do diretor Pedro Bricio.

 Curso 

Produção cinematográfica
Com Cassia Melo Pflueger

Dias 27, 29 e 31.01 às 10h

 Cine Praia Grande 

 

O curso visa estimular à habilidade do produtor utilizando a técnica da produção 360 graus, com objetivo de obter a excelência na produção de um filme de ficção. A partir dos sentidos humanos serão tratados temas como o estimulo ao olhar, o diagnostico das necessidades a partir do roteiro, a estrutura da equipe, suas características, atributos e responsabilidades. Durante o cursos também será realizado um exercício pratico a partir dos filmes maranhenses Pelo Ouvido e Acalanto.

Cassia Melo Pflueger

Produtora executiva de cinema, trabalhou durante 6 anos na 02 filmes, em São Paulo, na produção de filmes publicitários e ficções de longa e curta metragem. Foi coordenadora de produção da Mutante Filmes por 3 anos. No Maranhão, foi produtora do filme Pelo Ouvido , de Joaquim Haickel , além de produtora executiva e diretora de produção do curta metragem Acalanto de Arturo Saboia. Fundou a empresa Oito Produções Esporte & Cultura e hoje trabalha com enquadramento e gestão de projetos para leis de incentivo.

Atenção: a ficha deve ser preenchida e enviada para producao@maranhaonatela.com.br