top of page

ESCOLA DE NEGÓCIOS

barbara-sturm.jpg
MÓDULO CADEIA DE COMERCIALIZAÇÃO DE FILMES
22/09 (Segunda) e 23/09 (Terça) 
UNDB Golden Shopping - 1º andar
10h - Masterclass de apresentação do MÓDULO CADEIA DE COMERCIALIZAÇÃO DE FILMES, com BARBARA STURM

​EMENTA: O curso apresenta um panorama da cadeia de comercialização de filmes, com foco nas etapas que conectam festivais, mercados e exibição. Os conteúdos abordam: diferenciação entre festivais e mercados (como Cannes e Marché du Film); identificação dos principais agentes do setor (distribuidores, exibidores e players de TV e VOD); casos de sucesso de distribuição, como Olmo e a Gaivota e Que Horas ela Volta?; o trabalho das distribuidoras no Brasil, incluindo responsabilidades, custos e estratégias para cinemas, televisão e plataformas digitais.
A abordagem do curso também apresenta orientações práticas sobre como estruturar projetos para o mercado, elaboração de book comercial, preparação para pitchings e modelos de negócios com recursos públicos e privados. Incluindo ainda a experiência do Selo ELAS, criado para promover a direção feminina em longas-metragens, com destaque para a estratégia de lançamento do documentário Ritas. A programação se completa com pitchings e rodadas de negócios, possibilitando a análise de projetos próprios e de terceiros.

 

BARBARA STURM: Atua no mercado de comercialização de filmes desde 2007 e dirigiu três curtas. Participou dos programas CICAE Training (Veneza), Berlinale Talent Campus e Locarno Industry Academy. Foi programadora do Cine Belas Artes e diretora de lançamentos da Pandora Filmes. Na Elo Studios, foi responsável pela curadoria e negociação de projetos, e pela criação e coordenação do Selo ELAS. Desde 2024 é produtora de distribuição na Biônica Filmes. Faz parte do grupo de lideranças femininas no audiovisual brasileiro Mais Mulheres.
 

CARGA HORÁRIA: Ao todo serão 20 horas de curso, sendo 3 horas presenciais e 17 horas de aulas on-line, ao vivo com a professora.

Andréia-Lima.jpg
MÓDULO MERCADO CINEMATOGRÁFICO DO MARANHÃO
24/09 (Quarta)
UNDB Golden Shopping - 1º andar
10h - Masterclass de apresentação do MÓDULO MERCADO CINEMATOGRÁFICO DO MARANHÃO, com ANDRÉIA LIMA

​EMENTA: O curso oferece um panorama sobre o mercado cinematográfico ma- ranhense no século XXI, analisando suas transformações, políticas e agentes. Os conteúdos abordam: configuração do mercado cinematográfico brasileiro e sua in- serção no Maranhão; atuação da Ancine e suas repercussões locais; mapeamento de empresas audiovisuais, redes exibidoras e obras produzidas; transformações culturais e institucionais que moldaram o setor; e a atuação das produtoras inde- pendentes e distribuidoras registradas na Ancine.
O curso também enfatiza os espaços de exibição e difusão – salas de cinema, festivais, mostras e plataformas de streaming – e analisa tanto produções registra- das na Ancine (CPBs e CRTs) quanto obras lançadas fora do circuito formal, evi- denciando a informalidade do setor. Por fim, o curso amplia o debate para temas
180 como políticas públicas, ensino superior em Cinema no Maranhão, associações de classe, preservação audiovisual, pesquisa acadêmica e perspectivas futuras.

 

ANDRÉIA LIMA: Pesquisadora do cinema maranhense e jornalista do Instituto Fe- deral do Maranhão (IFMA). Mestre em História Social pela UFMA, com pesquisa sobre o filme Muleque Té Doido! (2014), de Erlanes Duarte. Doutora em Cinema e Audiovisual pela UFF, com tese dedicada ao mercado cinematográfico maranhen- se no século XXI, realizou doutorado sanduíche na University of Leeds (Inglaterra) e na Universitat Pompeu Fabra (Espanha).
 

CARGA HORÁRIA: Ao todo serão 20 horas de curso, sendo 2 horas presenciais e 18 horas de aulas on-line, ao vivo com a professora.

angelica-coutinho.jpg
MÓDULO NEGÓCIOS NO AUDIOVISUAL
25/09 (Quinta) e 26/09 (Sexta)
UNDB Golden Shopping - 1º andar
10h - Masterclass de apresentação do MÓDULO NEGÓCIOS NO AUDIOVISUAL, com ANGÉLICA COUTINHO

​EMENTA: O mercado audiovisual brasileiro tem características próprias com for- te dependência de recursos públicos. Para operar na produção de conteúdos, é fundamental compreender os mecanismos de funcionamento do sistema público e dos processos. O curso apresentará um panorama do mercado brasileiro com foco nos mecanismos de captação e operacionalização de recursos públicos, a partir da abordagem dos seguintes conteúdos: a lógica do financiamento público; a ANCINE como agência fomentadora e reguladora; evolução dos modelos de fi- nanciamento; os mecanismos de captação de recursos; a proeminência do Fundo Setorial do Audiovisual no financiamento de obras; as plataformas de inscrição de projetos; o procedimentos para autorização de execução; a elaboração e execução de orçamentos; os compromissos das prestações de conta e acompanhamento de projetos.
 

ANGÉLICA COUTINHO: Produtora executiva, roteirista e pesquisadora. Atuou 26 anos em TV e 11 anos na ANCINE, onde foi superintendente do FSA. Doutora em Letras, realizou pós-doutorados na UCLA e na Universidade de Coimbra. Desde 2022, produz e escreve longas, séries e telefilmes, entre eles Mariana, a Miss; Pro- tocolo 7; Roberto Menescal – Dia de Luz; Festa de Sol e Chapadas do Brasil. Produtora do longa-metragem de ficção A Mentira tem Perna Curta; Roteirista do telefilme de ficção 2 Graus Abaixo do Equador.
 

CARGA HORÁRIA: Ao todo serão 20 horas de curso, sendo 2 horas presenciais e 18 horas de aulas on-line, ao vivo com a professora.

rodape-mnt-25.png
bottom of page