top of page

MASTER CLASSES

Neste encontro com os dez diretores homenageados, serão abordadas questões sobre o fazer cinema e sobre a trajetória de cada um. Suas escolhas dramatúrgicas, fotográficas e estilísticas e as consequências disso em seus trabalhos. Uma troca de experiências enriquecedora e que aproxima o público maranhense de nomes consagrados do mercado cinematográfico brasileiro.

MASTERCLASS JOAQUIM HAICKEL 

 

Joaquim Haickel é poeta, contista, cronista e cineasta, atua como diretor e produtor há quase 40 anos. Idealizou e constituiu a Fundação Nagib Haickel, que visa a promover a educação, a cultura e a cidadania, e o Museu da Memória Audiovisual do Maranhão – MAVAM –, dedicado a preservar e difundir a memória maranhense através de meios audiovisuais. Haickel também está à frente da Guarnicê Produções, considerada a maior produtora de filmes do Maranhão, tendo vários curtas, médias e longas-metragens, entre ficções, documentários e animações. É autor, diretor e produtor de filmes premiados internacionalmente, como Pelo Ouvido, grande sucesso de 2008, e Redenção, de 2017, dirigido ao lado de Neville D’Almeida.

DATA: 17.08, 14h30

LOCAL: Cine Praia Grande

MASTERCLASS MARCELO GOMES 

 

Marcelo Gomes é cineasta e roteirista pernambucano. Estudou cinema na Universidade de Bristol, Inglaterra, e fundou a produtora Parabólica Brasil. Realizou o curta Maracatu, Maracatus (1995) e recebeu os prêmios de Melhor Curta, Som Direto e Ator pelo Festival de Brasília. Seu primeiro longa-metragem, Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), rendeu-lhe o prêmio do Ministério da Educação da França. Realiza, em seguida, Era Uma Vez Eu, Verônica (2012), premiado no Festival de Brasília e recebe Menção Honrosa na seção Horizontes Latinos do Festival de San Sebastián. Em 2017, lançou Joaquim, filme que conta os acontecimentos que levaram Tiradentes a ser conhecido por sua alcunha.

DATA: 18.08, 10h00

LOCAL: Cine Praia Grande

MASTERCLASS LUCIA MURAT 

 

Carioca nascida em 1948, estudou economia e se envolveu com o movimento estudantil. Com a decretação do AI-5 em dezembro de 1968, entrou para o grupo MR-8. Presa em 1971, foi torturada e encarcerada por três anos e meio. Suas experiências na prisão e torturas sofridas durante a ditadura militar influenciam suas obras fortemente, a exemplo, seu longa-metragem Que Bom Te Ver Viva (1989). Quase Dois Irmãos (2004) retoma a temática e lhe concedem o Prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano do júri oficial e de Melhor filme do júri popular do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata. O filme Uma Longa Viagem (2012) recebeu diversos prêmios no Festival de Gramado, incluindo Melhor Filme. Suas mais recentes realizações incluem A Memória Que Me Contam (2012), Em Três Atos e A Nação Que Não Esperou por Deus, estes últimos realizados em 2015.

DATA: 19.08, 10h00

LOCAL: Cine Praia Grande

MASTERCLASS LIRIO FERREIRA 

 

Lírio Ferreira é diretor e roteirista pernambucano e faz parte da geração de cineastas brasileiros surgida em meados da década de 90. Inicia sua carreira ao dirigir e roteirizar curtas-metragens e videoclipes para vários artistas. Antes de se tornar diretor de longas-metragens, realiza curtas de destaque como O Crime da Imagem (1991) e That’s a Lero- lero (1994). Em 1996, foi co-diretor do filme Baile Perfumado, seu longa de estreia premiado como Melhor Filme, Melhor Cenografia e Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Brasília. Em 2005, dirige seu segundo longa-metragem, Árido Movie, que ganha destaque no 10º Festival de Cinema de Pernambuco, com os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Filme, Ator Coadjuvante, Fotografia e Montagem. Em 2006, realiza a cine-biografia Cartola – Música Para os Olhos, junto com o cineasta Hilton Lacerda (1965). Em 2014, com Sangue Azul, recebe os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção pelo Festival do Rio.

DATA: 20.08, 10h00

LOCAL: Cine Praia Grande 

MASTERCLASS GABRIEL MASCARO 

 

Gabriel Mascaro (1983) é diretor e artista visual pernambucano. Seus filmes e videoinstalações foram exibidos em importantes festivais e exposições, incluindo Veneza, Toronto, Locarno, Rotterdam (IFFR), Amsterdã (IDFA), Oberhausen, Clermont Ferrand, Guggenheim, Barcelona Museum of Contemporary Art, MoMA Documentary Fortnight, e Bienal de São Paulo. Depois de realizar quatro documentários, incluindo Avenida Brasília Formosa (2010) e o controverso documentário Doméstica (2012), onde entregou câmeras para os filhos dos patrões filmarem suas empregadas, Mascaro fez sua primeira ficção, Ventos de Agosto (2014) cuja première se deu na competição do Festival de Locarno em 2014 e foi premiado com Menção Honrosa. Com Boi Neon (2015), foi vencedor do Prêmio Especial do Júri em Veneza (Orrizzonti) e Melhor Filme em Hamburgo, Warsaw, Cartagena, Adelaide e Rio de Janeiro.

DATA: 21.08, 10h00

LOCAL: Cine Praia Grande

MASTERCLASS CAVI BORGES  

 

Cavi Borges é fundador da Cavideo, locadora de referência para os cinéfilos cariocas e que, atualmente, também produz e distribui filmes. Como produtor, já realizou 96 curtas e 36 longas. Como diretor já fez 32 curtas e 6 longas ganhando 168 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Ganhou o prêmio Jovem Empreendedor do Cinema Brasileiro e concorreu em Londres na etapa mundial em 2007. Em 2010 participou do concorrido Festival de Cannes, com o curta A Distração de Ivan, na Semana da Crítica. Em 2012, lançou o longa documentário Cidade de Deus – 10 Anos Depois, que traz entrevistas com os protagonistas de um dos filmes mais bem-sucedidos da história do cinema nacional. Já em 2015, lança a ficção Um Filme Francês, uma homenagem à nouvelle vague francesa. Em 2017, lança o documentário Heróis e o documentário sobre a vida do diretor Rosemberg Filho, em parceria com Christian Caselli.

DATA: 22.08, 10h00

LOCAL: Cine Praia Grande 

MASTERCLASS ROSEMBERG FILHO 

 

Cineasta carioca que fez parte da geração de realizadores conhecida como Cinema de Invenção/Marginal. Rosemberg realizou diversos filmes nos anos 60-70 e 80, quase todos censurados pela ditadura. Já participou dos festivais de Berlim e Cannes nos anos 70 com seus filmes. Depois de um hiato de quase 40 anos sem filmar longas, acaba de realizando os novos filmes Dois Casamentos (2015) e Guerra do Paraguay (2016) e se prepara para filmar o novo Os Príncipes. Como realizador, já dirigiu 8 longas e 50 curtas.

MINISTRADA POR: CAVI BORGES E CHRISTIAN CASELLI

DATA: 23.08, 10h00

LOCAL: Cine Praia Grande 

MASTERCLASS JOSE JOFFILY 

 

Diretor, produtor e roteirista, começou a se destacar depois da repercussão de seus curtas-metragens Curta-Sequência: Galeria Alaska e Copa Mixta, ambos de 1979. Nos anos 80, escreveu vários roteiros de longas-metragens em parcerias, como O Sonho Não Acabou (1981), de Sergio Rezende, Parahyba, Mulher Macho (1982), de Tizuka Yamasaki, baseado num livro de seu pai, o Historiador José Joffily Bezerra de Melo, Avaeté - A Semente da Vingança (1985), de Zelito Viana. Em 1985, dirigiu seu primeiro longa, Urubus e Papagaios e, desde então, começou a produzir seus próprios filmes. Após realizar mais cinco longas-metragens, incluindo o premiado Achados e Perdidos (2005), dirigiu Olhos Azuis (2009), com o qual recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Som e Melhor Montagem no Festival Paulínia de Cinema de 2009. É o diretor de Dois Perdidos Numa Noite Suja (2002), com Débora Falabella e Roberto Bomtempo, e seu filme mais recente é Caminho de Volta (2015).

DATA: 24.08, 10h00

LOCAL: Cine Praia Grande 

MASTERCLASS BRUNO SAFADI 

 

Bruno Safadi estudou cinema na UFF e já dirigiu curtas-metragens, videoclipes, shows e peças de teatro. Ainda na faculdade, realizou os curtas-metragens Gosto Que Me Enrosco (2001), Na Idade da Imagem ou Projeção nas Cavernas (2002) e Uma Estrela para Ioiô (2003), que ganhou prêmios em diversos festivais, entre eles o de Melhor Filme de Curta-metragem no 7º Festival Luso-Brasileiro. Se aproximou de Rogério Sganzerla e Júlio Bressane quando organizou uma mostra sobre o cinema dos dois cineastas, e acabou fazendo assistência de direção para Bressane em Filme de Amor (2003) e Cleópatra (2007). Apresentou no Festival do Rio 2007 Meu nome é Dindi, seu primeiro longa-metragem, que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Tiradentes, e de 2012 para cá realizou os longas-metragens Éden (2013), O Uivo da Gaita (2013) e O Prefeito (2015). Atualmente, é um dos diretores da novela global Novo Mundo.

DATA: 25.08, 10h00

LOCAL: Cine Praia Grande

MASTERCLASS FLAVIO TAMBELLINI

representando Sandra Kogut 

 

Flávio Ramos Tambellini atua na área de produção cinematográfica desde 1982 e já realizou longas para o cinema como produtor e diretor. Entre seus filmes como diretor, podemos destacar Bufo & Spallanzani (2001) e O Passageiro: Segredos de Adulto (2006) e Malu de Bicicleta (2011). Como produtor e produtor executivo, Tambellini produziu Os Desafinados (2008), Diário de uma Busca (2010), Carandiru (2003), Janela da Alma (2001), além de Mutum (2007) e Campo Grande (2015), filmes de Sandra Kogut, dentre muitos outros. Além disso, Flávio também produziu séries de TV e clipes musicais além de comerciais e co-produções internacionais

DATA: 26.08, 14h30

LOCAL: Cine Praia Grande

bottom of page